Por que não dizemos o "amém",
quando rezamos o Pai-Nosso na missa?
Escrito por Sem. Marcelo de Araújo Pinheiro
O amém, na Santa Missa, não é dito
assim que termina o Pai-Nosso porque suas petições continuam em sequência. O
pedido final do Pai Nosso, "mas livrai-nos do mal", se estende numa
ardente súplica pela libertação do mal e pela paz:
"Livrai-nos de todos os males, ó
Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos
sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a
esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos Apóstolos: “Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz”.
Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo
o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito
Santo".
Neste momento toda a Igreja proclama: AMÉM!
Os primeiros relatos da oração do
Senhor advêm do século IV. A introdução do Pai-Nosso na liturgia vem por
motivos de preparação para a sagrada comunhão. Em muitas outras liturgias,
principalmente nas do oriente como também em algumas liturgias do ocidente, não
romanas, o Pai-Nosso era rezado depois da fração da hóstia. A forma tal qual a
conhecemos, ou seja, sua recitação após a oração eucarística remonta ao papa
São Gregório Magno (Pontificado 590 – 604). Para ele, a oração do Pai–Nosso na
sua primeira parte era a síntese das principais partes do cânon.
O Pai-Nosso é tido com estreita ligação
com a comunhão. Alguns Papas, bem como alguns Padres da Igreja e alguns santos,
relacionaram o pedido acerca do “pão nosso” ao pedido da eucaristia. Pois o
próprio Senhor, que está realmente presente na eucaristia, se intitulou o pão
do céu. Vale dizer também que a recitação do Pai-Nosso acompanha toda a vida da
Igreja, mesmo quando não celebra alguma ação litúrgica. Como por exemplo, na
Igreja primitiva em que a eucaristia era tomada na casa dos fieis ou então a
sua distribuição aos enfermos. Logo, percebemos que antes do Pai-Nosso ter sua
ligação com a missa propriamente dita, tem sua ligação com a distribuição da
eucaristia como preparação para a mesma.
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